Pra quem ainda nao sabe, esse aí é o PC falando do aniversário dele de 24 anos. Eu vou fazer 34 semana que vem e me identifiquei com várias coisas. Então a primeira noticia, pra quem ta curioso sobre o meu aniversário esse ano - e as pessoas têm perguntado isso - é o que vai rolar. Simples, meu povo. Vamos prum barzinho beber. Nada de mais. Qual barzinho? Ainda não sei mas mandarei emails, posto no twitter, no buzz, etc. Só lembrando, é sábado, primeiro de maio, entao bota no alarme do seu celular pra nao esquecer, viu?
Agora, em outro front muito importante também: as pessoas sempre me deixam muito boladas quando me dizem que não sabem o que me dar de aniversário. Isso á uma bobagem tremenda, até porque, o importante é saber que a pessoa teve carinho o suficiente pra sair do caminho normal da vida dela só por minha causa. É isso que conta de verdade.
Mas como eu sei que nem todo é criativo, eu vou dar sugestões e demonstrar que o valor do presente realmente não é importante!
1) Canetinhas coloridas ou itens fofos de papelaria. Eu sou louca por essas coisas, tenho 2 estojos lotados mas isso não importa. Eu AMO canetinhas, carimbos, clipes engraçadinhos e coisas assim. As pessoas sempre se supreendem: "poxa, mas o grampo do seu grampeador é cor de rosa?" É, eu sou fresquinha assim, entao não é difícil.
2) Bijoux: eu sei que tem gente que tem medo de dar pq a pessoa pode nao gostar e tal. Mas estou precisando de brincos candelabro. sério. do camelozão mesmo. prateado, dourado, com preto, vermelho, verde, etc. Não aconselho anel, pq eles nunca dão em mim e nem colar, que é uma coisa que meio que me incomoda. Ah! ouro velho e marrom tb. os brincos podem ser dos menores tb, galera. mas não aqueles mínimos super delicados que nao combinam comigo, ok?
3) Acessórios: é claro que cintos não sao a melhor opção, hehehe. Mas eu adoro um acessório diferente, uma peça interessante numa cor ou padronagem....desde um button até uma bolsa (eu sempre preciso de bolsa preta, viu? especialmente pequena!)
4) objetos diferentes, coisas interessantes. Por exemplo, eu tenho uma mini-coleção de imãs de geladeira espertinhos daquela loja do estação em Ipanema, sabe? Aqui em Niterói, vende na Papelli. Tipo, aquilo custa R$1,00, entao pára de desculpa!
5) Coisas nerds aleatórias. Não aconselho as camisetas pq nunca tem do meu tamanho. Mas tem mil coisinhas nerdizinhas legais.
6) Jogos! eu sei que eu sou menina nerd, mas nem precisa ser eletronico, eu me amarro num jogo de tabuleiro tb =) EU não tenho War nem Trivial Pursuit.
7) Livros, CDs, DVDs, Blu-Rays: As pessoas acham que eu tenho DVD demais e meio que têm medo de me dar DVDs, guess what? Tá na hora de atualizar e me dar um disco em Blu-ray!!! Eu sei que eu ainda nao tenho o aparelho mas eu vou ficar mega feliz e vamos combinar que é so uma questao de tempo?? Ainda mais se eu tiver um disco em casa pra fazer pressão (muahahahahha). Blu-Ray costumava estar muito caro, mas rolam umas promoções bacanas em que vc encontra um preço legal.
Sobre livros, fiquem bem tranquilos. O livro do vídeo, por exemplo, 'Orgulho, Preconceito e Zumbis" eu cobiço ha anos. Fica a sugestão. Então, sim, eu gosto de ler coisas bobas e nem tudo na minha vida tem que ser cabeça, viu? No lado música, quem nao sabe ainda que eu sou tarada por musica é bobão (mas, poxa, vc tem tanta coisa, blablabla)... eu nao tenho NENHUM, serio, NENHUM CD original de musical da Broadway. Fica a dica.
Agora entrando no lado mais carinho da vida - não custa tentar, ne? (^_~)
8) SA-PA-TOS: quem nao viu a foto da sapatilha de caveira que eu postei outro dia no twitter?? Quase morri de paixão (aliás, até agora to babando). Meu número costuma ser 36
9) Maquiagem - desculpa ae, mas make barata não dá. Se o seu problema é bolso, tem mil sugestões acima.
10) Gadgets. Já dizia o outro: "sonhar, não custa nadaaa"
Então tá aí: dica pra não aparecer com aquele sorriso amarelão lá no dia, viu? Ah, e quem não comparecer terá os suvacos infestados pelas pulgas de mil camelos.
beijometwitta.
sábado, 24 de abril de 2010
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Eu te amo também?
Filmes americanos, séries, e coisas assim de vez em quando exploram a questão do dizer 'eu te amo'. Geralmente é assim: uma das partes do casal tem mais facilidade de expressar seus sentimentos que a outra, ou está mais envolvida(o), ou tem dificuldade em assumir um compromisso, ou qualquer outro motivo.
O fato é que um acaba dizendo 'eu te amo' e ouve respostas como 'obrigada', ou qualquer outra coisa do gênero. Nós, brasileiros, de sangue latino, ou talvez relapsos com o uso da expressão, usamos o 'eu te amo' pra caramba. Eu amo um montão de gente. E de verdade, amo mesmo. Amo meus amigos, minha família (tá, não o tempo todo, mas amo.)
Ontem, no entanto, aconteceu uma coisa que fez com que eu me sentisse num sitcom americano. Absolutamente travada sem saber o que dizer.
Eu tenho essa manicure chamada Nelsa, que eu até já mencionei no Twitter, que é uma super manicure, faz um trabalho lindo, super atenciosa, carinhosa, um amor de pessoa. Na verdade, é a primeira vez na minha vida que eu consigo estabelecer uma relação com uma manicure.
Eu ODEIO ir a salão de beleza e nunca tenho assunto com aquela pessoa do outro lado. Sempre achei a relação com a manicure uma coisa horrorosa, eu não leio Caras, eu não vejo novela, eu nao tenho assuntos em comum com aquelas pessoas e me recuso a ficar discutindo a minha vida também pra que seja assunto depois no salão.
Mas Nelsa é diferente. Nelsa me trata com um carinho muito especial. Ela lembra a cor do esmalte que eu usei no Carnaval, no Reveillon, no Natal... Ela me trata cheia de dengo se eu to tristinha, ela me faz sorrir. Mas aí, ontem, na hora de ir embora, o que aconteceu???
Ela me deu um abraço super apertado e disse, "eu te amo, Su."
E aí?
Foi aquele momento de filme americano MESMO. O que fazer? Eu não estava preparada pra ouvir isso. Eu não soube lidar com a situação e, provavelmente, deve ter ficado estampado na minha cara que eu fiquei absolutamente sem graça.
Não é que eu não adore a Nelsa! Ela faz parte da minha vida, já. Mas, eu nunca tive nem uma manicure fixa na minha vida. Eu não sei como estabelece um relacionamento assim. Vocês dizem essas coisas pras manicures de vocês??
Por favor, comentem e me digam o que eu devo fazer porque eu to perdida aqui. Eu não sei se é um momento Charlie Brown superneurótica (eu tenho muitos), ou o que pode ser.
O fato é que um acaba dizendo 'eu te amo' e ouve respostas como 'obrigada', ou qualquer outra coisa do gênero. Nós, brasileiros, de sangue latino, ou talvez relapsos com o uso da expressão, usamos o 'eu te amo' pra caramba. Eu amo um montão de gente. E de verdade, amo mesmo. Amo meus amigos, minha família (tá, não o tempo todo, mas amo.)
Ontem, no entanto, aconteceu uma coisa que fez com que eu me sentisse num sitcom americano. Absolutamente travada sem saber o que dizer.
Eu tenho essa manicure chamada Nelsa, que eu até já mencionei no Twitter, que é uma super manicure, faz um trabalho lindo, super atenciosa, carinhosa, um amor de pessoa. Na verdade, é a primeira vez na minha vida que eu consigo estabelecer uma relação com uma manicure.
Eu ODEIO ir a salão de beleza e nunca tenho assunto com aquela pessoa do outro lado. Sempre achei a relação com a manicure uma coisa horrorosa, eu não leio Caras, eu não vejo novela, eu nao tenho assuntos em comum com aquelas pessoas e me recuso a ficar discutindo a minha vida também pra que seja assunto depois no salão.
Mas Nelsa é diferente. Nelsa me trata com um carinho muito especial. Ela lembra a cor do esmalte que eu usei no Carnaval, no Reveillon, no Natal... Ela me trata cheia de dengo se eu to tristinha, ela me faz sorrir. Mas aí, ontem, na hora de ir embora, o que aconteceu???
Ela me deu um abraço super apertado e disse, "eu te amo, Su."
E aí?
Foi aquele momento de filme americano MESMO. O que fazer? Eu não estava preparada pra ouvir isso. Eu não soube lidar com a situação e, provavelmente, deve ter ficado estampado na minha cara que eu fiquei absolutamente sem graça.
Não é que eu não adore a Nelsa! Ela faz parte da minha vida, já. Mas, eu nunca tive nem uma manicure fixa na minha vida. Eu não sei como estabelece um relacionamento assim. Vocês dizem essas coisas pras manicures de vocês??
Por favor, comentem e me digam o que eu devo fazer porque eu to perdida aqui. Eu não sei se é um momento Charlie Brown superneurótica (eu tenho muitos), ou o que pode ser.
domingo, 11 de abril de 2010
Pornografia estomacal
Eu tenho tido probleminhas pra comer. Remedinhos novos têm me deixado enjoadinha, não quero comer nada. Mas eu sou grandinha e sei que eu tenho que comer direitinho, então e tenho lá os meus truquinhos, né?
O primeiro e mais importante é apresentação. Tem que estar lindo. Colorido, sem cheiros muito fortes...
Outro truquinho bacana pra mim é assistir programas de culinária. Eu acho sinceramente que programas de culinária funcionam da mesma forma que filmes pornô. Só que para o estômago. Você pode estar ali, precisando daquele estímulo extra. Bom, eu sei que nem toda mulher curte, mas pra mim funciona, he he.
Uma dos detalhes importantes é que eu não necessariamente quero cozinhar. O lance mesmo é assistir. Eu tenho, claro, os meus perferidos:
A rainha do meu coração é Nigella, nao tem jeito. Ate porque é uma festa pra todos os sentidos, rs. O que entra na mesma categoria é qualquer coisa com Alex Atala, rs. Aliás, to com saudade dele.
Tá, depois das categorias duplo sentido, eu tenho que dar uma menção especial para G. Garvin. Adoro! "Supah Simple!", rs. Fora isso, tem algumas coisas que eu gosto, mas nada realmente especial. Eu admiro as campanhas do Jamie Oliver e acho os livros dele muito bonitos mas não tenho paciência pro programa não.
Mas se tem alguém que me irrita muito é Claude Troisgros. Eu mudo de canal na hora. E quando era com Renato Machado, então? Nossa, eu gosto do Renato Machado mas eu peguei uma implicância com ele na época do programa que tava uma coisa! Agora já passou.
Bom, é isso. Truquinhos pra comer. Parece doido vindo de uma pessoa que devia estar pensando em dieta, ne? Mas perder peso tb não pode ser ficar sem comer, ne? Fiquem bem, crianças!
O primeiro e mais importante é apresentação. Tem que estar lindo. Colorido, sem cheiros muito fortes...
Outro truquinho bacana pra mim é assistir programas de culinária. Eu acho sinceramente que programas de culinária funcionam da mesma forma que filmes pornô. Só que para o estômago. Você pode estar ali, precisando daquele estímulo extra. Bom, eu sei que nem toda mulher curte, mas pra mim funciona, he he.
Uma dos detalhes importantes é que eu não necessariamente quero cozinhar. O lance mesmo é assistir. Eu tenho, claro, os meus perferidos:
A rainha do meu coração é Nigella, nao tem jeito. Ate porque é uma festa pra todos os sentidos, rs. O que entra na mesma categoria é qualquer coisa com Alex Atala, rs. Aliás, to com saudade dele.
Tá, depois das categorias duplo sentido, eu tenho que dar uma menção especial para G. Garvin. Adoro! "Supah Simple!", rs. Fora isso, tem algumas coisas que eu gosto, mas nada realmente especial. Eu admiro as campanhas do Jamie Oliver e acho os livros dele muito bonitos mas não tenho paciência pro programa não.
Mas se tem alguém que me irrita muito é Claude Troisgros. Eu mudo de canal na hora. E quando era com Renato Machado, então? Nossa, eu gosto do Renato Machado mas eu peguei uma implicância com ele na época do programa que tava uma coisa! Agora já passou.
Bom, é isso. Truquinhos pra comer. Parece doido vindo de uma pessoa que devia estar pensando em dieta, ne? Mas perder peso tb não pode ser ficar sem comer, ne? Fiquem bem, crianças!
terça-feira, 30 de março de 2010
Essa é para quem baixa filme - post mega nerd plus
Eu sempre me torturava tentando descobrir o que siginificam as diferenças dos releases de filmes, séries, etc. Finalmente achei um site que explica (filmeja.com). Eu ia apenas postar o link, mas o problema é que o tal site é visualmente poluído e acaba não sendo atraente à leitura, apesar te ter fornecido tanta informação importante.
Resolvi então, dando o devido e respeitoso crédito, re-postar a informação que consta lá no filmeja.com
Aqui vai:
Resolvi então, dando o devido e respeitoso crédito, re-postar a informação que consta lá no filmeja.com
Aqui vai:
Aprenda os Significados de DVDRip, DVDScr, TC, TS, BRRip, HDDVDRip…etc..
HDDVDRip
Uma cópia do lançamento final do HDDVD. A qualidade é bem maior que um DVDRip. HDDVDrips são lançados em MKV (Matroska).
Blu-Ray Rip (BRrip / BDrip)
Uma cópia do lançamento final do Blu-Ray. A qualidade é bem maior que um DVDRip. BRRips são lançados em MKV (Matroska) e MP4.
DDC
Digital Distribution Copy (DDC): Basicamente, o DDC tem uma qualidade parecida à do DVDRip ou do R5, mas como é em suporte digital, tem bem menos qualidade. Em outras palavras, esta versão foi tirada de algum site restrito, e foi colocada na Net, muito antes do DVD sair!
PPVrip
é um filme que é gravado a partir da TV num sistema Pay-Per-View (PPV), isto é,
aqueles filmes que se pagam para ver na TVCabo! A qualidade é quase a mesma que a de uma versão DDC!
RMVB / RM / RA
RMVB é a abreviação para RealMedia Variable Bitrate, uma extensão de arquivos multimídia com a taxa de bits variável. Em média, cada arquivo em RMVB tem a metade do tamanho do que a de um vídeo em DivX/XviD ( DVDrip ), porém com qualidade semelhante. Tal formato provém do original RM (RealMedia) e sua tecnologia é capaz de variar a taxa de dados em relação à complexidade da imagem disposta em cada quadro.
É o formato proprietário da Real Networks, uma das principais adversárias da Microsoft no segmento de multimídia online.
CAM
O CAM é um "rip" feito no cinema, normalmente com uma câmera digital. Às vezes é usado um tripé, mas na maioria das vezes isso não é possível, deixando a filmagem tremida. Devido aos lugares disponíveis no cinema também não serem sempre no centro, pode ser filmado com ângulos diferentes. Se cortado (cropped) adequadamente, é difícil diferenciar, a não ser que tenha legendas na tela, mas muitas vezes os CAM são deixados com bordas pretas na parte de cima e de baixo da tela. O som é gravado com o microfone embutido da câmera e, especialmente em comédias, risadas são ouvidas durante o filme. Devido a esses fatores, a qualidade de som e imagem costumam ser muito ruins, mas as vezes, com sorte, o cinema está quase vazio e apenas baixos ruídos serão ouvidos.
TELESYNC (TS)
Um telesync tem as mesmas características de um CAM, só que usa uma fonte externa de áudio (normalmente um fone de ouvido na poltrona para pessoas que não ouvem bem). Uma fonte de áudio direto não garante uma boa qualidade de áudio, pois muitos barulhos podem interferir. Muitas vezes um telesync é filmado em um cinema vazio ou da cabine de projeção com uma câmera profissional, gerando uma melhor qualidade de imagem. A qualidade varia muito, por isso veja um sample (amostra) antes de baixar o filme por completo. A maior parte dos Telesyncs são CAMs que foram rotuladas de forma errada.
TELECINE (TC)
Uma máquina de telecine copia o filme digitalmente dos rolos. O som e a imagem costumam ser muito bons, mas devido ao equipamento e custos envolvidos, os telecine são muito raros. Geralmente o filme estará com o aspect ratio (proporção) correto, apesar de existirem telecine de 4:3 (tela cheia). TC não deve ser confundido com TimeCode , que é um contador visível e fixo durante todo o filme.
SCREENER (SCR)
Uma fita VHS prévia, enviada para locadoras e vários outros lugares, para uso promocional. Um screener é fornecido de uma fita VHS e normalmente em 4:3 (tela cheia), apesar de alguns screener com faixas pretas já terem sido lançados. A maior desvantagem é um “ticker” (uma mensagem que aparece na parte de baixo da tela com os direitos autorais e um telefone anti-pirataria). Além de que, se a fita tiver algum número de série, ou qualquer outra marca que possa denunciar a origem da fita, esses terão de ser escondidos, normalmente com uma faixa preta em cima. Isso costuma durar apenas uns segundos, mas infelizmente, em alguma cópias, dura o filme inteiro e alguns podem ser bem grandes.
R5
se refere a um formato específico de DVD região 5. Em um esforço para competir com a pirataria, a indústria decidiu criar esse novo formato que é produzido mais rápido e mais barato do que os tradicionais DVDs. O que os difere dos DVDs tradicionais é que os R5 são tranferidos diretamente de um telecine sem qualquer tipo de processamento de imagem, e sem nenhum adicional. Às vezes os DVDs R5 são lançados sem áudio em inglês, exigindo que os grupos de pirataria usem o áudio de outra fonte. Nesse caso o release possui a descrição ".LINE" para distinguir daqueles que possuem o áudio do original. A qualidade da imagem de um R5 geralmente pode ser comparada com um DVD screener. No final de 2006 alguns grupos como o DREAMLIGHT, mSs e PUKKA passaram a nomear seus Releases de ".R5" e sugeriram a outros grupos que fizessem o mesmo.
DVD-SCREENER (DVDscr)
Mesmas condições do screener, mas com uma fonte de DVD. Normalmente com letterbox (faixas pretas), mas sem os extras que o DVD final (de venda e/ou aluguel) possa ter. O ticker não costuma ficar nas faixas pretas, e pode atrapalhar a visão. Se o “ripador” tiver o mínimo de conhecimento, um DVDscr deve sair muito bom. Normalmente passado pra SVCD ou DivX/XviD.
DVDRip
Uma cópia do lançamento final do DVD. Se possível, é lançado na internet antes mesmo do DVD de venda e/ou aluguel ser lançado. A qualidade deve ser excelente. DVDrips são lançados em SVCD e DivX/XviD.
VHSRip
Feitos de VHS de venda e/ou aluguel, sendo a sua maioria os lançamentos de filmes de esportes e de XXX.
TVRip
Episódios de TV que são de redes (capturados usando cabos digitais/satélite) ou de “PRE-AIR”, que usam as fontes de satélites que mandam o programa pelas redes com alguns dias de antecedências.
PDTV/HDTV
Os PDTV são capturados de uma TV com cartão PCI DIGITAL, normalmente gerando os melhores resultados. Muitas vezes vemos o rip rotulado como HDTV também, mas as diferenças entre esses dois termos são apenas técnicas. Os grupos costumam lançar em SVCD, apesar de rips em VCD/SVCD/DivX/XviD serem aceitos nos rips de TV.
HR HDTV
Rip HDTV em alta resolução. Normalmente tem resoluções: 960 x 528 ou 960 x 544. Um rip HR HDTV de 40~55 minutos tem em média 700 MB. Na maioria dos casos, o som AC3 5.1 original é mantido.
DVB
DVB é a sigla de Digital Video Broadcasting (Emissão de Video Digital). Conhecido como padrão europeu de TV Digital, foi projetado a partir dos anos 80 pelo consórcio que hoje possui 250 integrantes de 15 países. Desde 1998, está em operação no Reino Unido, tendo chegado a outros quatro países da União Européia e à Austrália. Está previsto para ser implantado na Índia, na Nova Zelândia e cerca de outros 20 países. Detém um mercado atual de 270 milhões de receptores.
720P
720 é o numero de linhas verticais, enquanto que o P significa Progressive scan ou não entrelaçado. Normalmente tem a resolução de 1280 x 720.
1080P
1080 é o número de linhas verticais, enquanto que o P significa Progressive scan ou não entrelaçado. Normalmente tem a resolução de 1920 x 1080.
1080i
1080 é o número de linhas verticais, enquanto que o i significa entrelaçado ou não Progressive scan. Normalmente tem a resolução de 1920 x 1080.
WORKPRINT (WP)
Um workprint é uma cópia do filme que ainda não foi finalizado. Pode conter cenas faltando, música, e a qualidade pode variar de excelente a muito ruim. Alguns WPs são diferentes da versão final (Homens de Preto está faltando todos os aliens e tem figurantes em seus lugares) e alguns tem cenas extras (Jay and Silent Bob). WPs podem ser boas aquisições para a coleção uma vez que já tenha em mãos a versão final.
DivX Reenc
Um DivX re-enc é um filme que foi retirado do VCD e reencodado num pequeno arquivo DivX. Normalmente são encontrados nos compartilhadores, e são renomeados como Filme.Nome.Grupo(1of2). Grupos famosos são SMR e TMD. Esse formato não vale o download, a menos que você esteja incerto sobre um filme e quer apenas uma versão de 300MB.
Watermarks
Muitos filmes vem de Asian Silvers/PDVD (veja abaixo) e esses são marcados pelo pessoal responsável. Usualmente com uma inicial ou um pequeno logo, geralmente num dos cantos. Os mais famosos são as marcas d'água "Z" "A" e "Globe".
Asian Silvers / PDVD
São produzidos por contrabandistas e são comprados por alguns grupos que vendem como se fossem deles. Silvers são baratos e facilmente encontrados em muitos paíes, e é fácil sair um release, e é o motivo de ter tantos por aí no momento, principalmente de grupos pequenos que não duram mais que alguns lançamentos. PDVDs são a mesma coisa, mas postos num DVD. Eles têm legendas à parte, e a qualidade usualmente é melhor que os silvers. São ripados como um DVD normal, mas são lançados como VCD normalmente.
SVCD
SVCD é baseado em MPEG-2 (como no DVD), que permite maiores taxas de variáveis até 2500kbits em uma definição de 480x480 (NTSC), que descomprimida em uma relação de aspecto de 4:3. Devido ao bit-rate variável, o comprimento que você pode ocupar em um único CDR não é fixo, geralmente entre 35-60 min.
VCD
É um formato baseado em MPEG-1, com um bit-rate constante de 1150kbit em uma definição de 352x240 (NTSC). VCD's são usados geralmente para obter de uma qualidade mais baixa com o objetivo de tamanhos menores. VCD's e SVCD's são cronometrados nos minutos e não em MB, assim que ao olhar um, parecer maior do que a capacidade de disco e na realidade pode cabe 74min em um CDR74.
XVCD / XSVCD
Estes são basicamente VCD/SVCD melhorados. São ambos capazes de definições e de melhores taxas, muito mas elevadas. Muito difícil de se encontrar.
KVCD e KSVCD
KVCD é uma modificação ao padrão MPEG-1 e MPEG-2. Habilita criar CDs de 120 minutos com qualidade perto do DVD em CDs de 80 minutos. Porém já existe especificações que geram vídeos de 528x480 (NTSC) e 528x576 (PAL) e MPEG-1 com bitrate variável entre 64Kbps e 3000Kbps. Usando um resolução 352x240 (NTSC) ou 352x288 (PAL), é possível "encodar" vídeos com até 360 minutos com qualidade perto de um VCD num CD de 80 min.
KDVD
Formato de arquivo 100% compatível com MPEG_2, capaz de rodar em qualquer DVD Player Standard. Esta tecnologia habilita 6 horas de filme em Full D-1 720x480 num DVD, ou algo em torno de 10 horas em Half D-1 352x480 no meso DVD.
AVI
Audio Video Interleave. Formato de vídeo mais usado em PCs com o Windows. Ele define como o vídeo e o áudio estão juntos um ao outro, sem especificar um codec.
MKV
O MKV tem uma qualidade muito superior ao AVI. É o padrão dos novos discos em alta definição.
MPEG
É a abreviação de Motion Picture Expert Group e é a fonte de pesquisa para formatos de vídeo em geral. Este grupo define padrões em vídeo digital, estão entre eles o padrão MPEG1 (usado nos VCDs), o padrão MPEG2 (usado em DVDs e SVCDS), o padrão MPEG4 e vários padrões de áudio - entre eles MP3 e AAC. Arquivos contendo vídeo MPEG-1 ou MPEG-2 podem usar tanto .mpg quanto .mpeg na extensão.
MOV
Formato criado pela Apple para o Quicktime, o seu programa de multimídia – também disponível para Windows.
OGM
Pode ser usado à uma alternativa ao .avi e pode conter Ogg Vorbis, MP3 e AC3 áudio, todos os formatos de vídeo, informação por capítulos e legendas.
VBR
Bitrate Variável. É possível "encodar" áudio e vídeo com bitrate variável, o que não usa o mesmo bitrate para o arquivo inteiro (como no CBR = Bitrate Constante). Partes mais complicadas do vídeo/áudio vão receber mais bitrate para que a aparência/sonoridade seja melhor, e assim como partes menos complicadas irão receber menos bitrate. Geralmente arquivos com VBR são melhores que outros que contém CBR.
Bitrate
Bitrate está diretamente ligado à nitidez (qualidade) do filme/música. Quer dizer que em formatos de compressão de áudio e vídeo como MPEG3 e MPEG4, quanto maior for o bitrate mais vezes por segundo o som ou filme original estará sendo reproduzido. O bitrate pode variar, sendo que taxas mais altas de bitrate criam som/vídeo de melhor qualidade.
Aspect Ratio Tags
WS – Widescreen (letterbox)
FS – Fullscreen
Codec
É a abreviação de COder/DECoder ou codificador/decodificador. Equipamento ou programa que converte os sinais analógicos de som, voz e vídeo em sinais digitais e vice-versa. São exemplos de codecs: DivX, XviD (video) e MP3/AC3 (som).
DivX / XviD
Dois codecs de última geração sendo o DivX mais antigo. Estão baseados no formato de compressco MPEG-4, compressão de vídeo de alta qualidade. Alguns chamam o MPEG-4 de "MP3 do vídeo". Com os arquivos em DivX você poderá assistir os filmes com qualidade de DVD som de CD, no seu PC. XVid já possui uma tecnologia melhor que o DivX, portanto necessita de PCs mais potentes para rodar. XViD é melhor que o DivX.
NTSC / PAL
NTSC e o PAL são os dois padrões principais usados através do mundo. NTSC tem um frame mais elevado do que o PAL (29fps comparado a 25fps), mas o PAL tem um definião de melhor qualidade. Os dois tipo de padrões podem ter variações, sendo que no Brasil usa-se o padrão PAL-M e nos EUA o NTSC, para TVs, vídeos-cassete, DVDs.
AC3
Codec de áudio conhecido como Audio Coding 3, é melhor que o Mp3 e é sinônimo para o Dolby Digital hoje em dia. Utilizado em alguns filmes com mais de 2 CDs, devido ao seu tamanho maior.
AAC
Advanced Audio Coding, será o sucessor do AC3. É baseado no AC3, mas acrescenta uma variedade de melhorias em diversas áreas. Atualmente é difícil encontrar um player ou hardware que suportem esse novo formato de áudio.
BIN / CUE
Bin e Cue são dois arquivos pertencentes à uma imagem de CD-R/RW ou DVD. Alguns releases de SVCD E VCD são lançados nas imagens dos próprios CDs. Para abri-lo você pode usar tanto o Daemons tools (note que não nescessita da Cue para fazê-lo se você alterar para mostrar todos os arquivos, ele abrirá o BIN) ou queimá-lo com o Nero ou CDRWin. Aconselha-se o CDRWin, por ser o programa que cria esse tipo de imagem.
Expressões encontradas:
PROPER
Devido aos critérios, quem lançar o primeiro Telesync ganhou a corrida (por exemplo!). Mas se a qualidade desse release for ruim, devido alguns problemas na imagem ou som, e outro grupo tem outro telesync (ou a mesma fonte, mas em melhor qualidade) então a expressão PROPER é adicionada para evitar equívocos. PROPER é a expressão mais subjetiva encontrada, e as pessoas geralmente pergutam se o PROPER é melhor que a versão original. Muitos grupos lançam o PROPER em atos de desespero, para não perder a corrida. Um motivo para o PROPER deve ser sempre incluso no .NFO.
UNRATED
Versão sem cortes.(Normalmente os vídeos são editados para conseguir um classificação etária mais ampla nos cinemas, já em DVD são lançados completos).
LIMITED
Um filme limited significa que ele tem um número de exposições em cinemas limitados, normalmente estreando em menos de 250 cinemas. Geralmente filmes pequenos (como filmes de arte) são lançados nesse estilo.
INTERNAL
Um release interno é feito por vários motivos. Grupos clássicos de DVD fazem muito isso, visto que eles não serão trapaceados. Também rips de má qualidade são feitos nesse estilo, para não baixar a reputação do grupo, ou devido ao grande número já existente do filme. Um lançamento interno é disponibilizado normalmente em sites afiliados ao grupo, mas eles não podem ser trocados com outros sites sem a devida permissão. Alguns INTERNALs ainda correm pelo IRC/Newsgroup, dependendo da popularidade. Há alguns anos, o grupo Centropy começou a lançar releases internos, mas num sentido diferente do INTERNAL, isto é, lançava somente para membros do grupo e não o disponibilizavam.
STV
Straight To Video. Filmes ripados de DVD que nunca foram para o cinema, caíram direto para as locadoras e TVs.
ASPECT RATIO Tags
As expressões de formato são:
WS = Widescreen (letterbox)
FS = Fullscreen.
REPACK/RERIP
Se um grupo lança um rip ruim, eles irão re-lançá-lo, o qual virá com os problemas corrigidos.
NUKED
Um rip pode ser "NUKADA", banida por diversas razões. Se o grupo lançar como TeleSyncs, por exemplo, e não tem nada de "TeleSyncs", ou o filme tem uma diferença na qualidade do áudio, outro exemplo, a partir de X minutos de filme. Então o nuke global ocorrerá e o grupo perderá seus créditos. Verifique sempre antes os releases para não pegar algo que foi banido, por má qualidade por exemplo. Se um grupo perceber que há algo errado com uma versão, eles podem requisitar um nuke.
Razões para o NUKE
BAD A/R - Relação de aspecto, distorção do filme. Personagens aparecem muito largos ou finos.
BAD IVTC - Processo de inversão telecine, conversão de framerates está incorreto.
BAD FPS - Não segue o padrão de quadros por segundo vigente.
INTERLACED - Linhas pretas javascript:void(0)no movimento como a ordem do campo estão incorretas.
DUPE - Duplicada, já foi feito lançamento deste filme anteriormente. Dupe é bem simples, se algo já existe, então não há razão para ele ser lançado de novo sem uma razão séria.
DUPE
Duplicada, já foi feito lançamento deste filme anteriormente. Dupe é bem simples, se algo já existe, então não há razão para ele ser lançado de novo sem uma razão séria.
SE (Special Edition)
Edição Especial
EE (Extended Edition)
Versão Estendida
DC (Director’s Cut)
Versão do Diretor
Macrovision
Macrovision é a proteção de cópia empregada na maioria dos DVDs.
NFO
Um arquivo de NFO é fornecido com cada filme ou jogo para promover o grupo e dar informações gerais sobre o release, tal como o formato, a fonte, o tamanho, entre diversas informações. NFO = Informações
RARset
Todos os filmes são fornecidos divididos em partes de 15000000 bytes compactados com o WinRAR, ou outro software de compactação, mas o WinRAR geralmente lê todos os formatos. Isso ocorre para facilitar a transferência via ftp, pois se ao transferir 700 MB de dados em algum momento o arquivo se corromper, você terá perdido um bom tempo de download. Usa-se (part01.rar > partxx.rar); (.rar > rxx) ou (001 > xxx)
Regional Coding
Regiões dos DVDs (região 1,2,3,4,…) de acordo com a distribuição de países.
RCE
RCE (Regional Coding Enhancement) foi projetado para bloquear players com “Multiregion”, mas teve muitas das falhas e foi superado. Há muito poucos títulos RCE agora, e era muito impopular.
SFV
É fornecida também para cada disco um arquivo SFV. Estes são usados principalmente no local (FTP) para verificar se todos os arquivos estão completos e sem erros.
Programas: pdSFV ou o hkSFV
Subbed
Ripagem com subtitle (legenda), local de origem do filme (poderá ser até em chinês).
UnSUBBED
Quando foi liberado uma versão, com legenda, e após esta, liberada outra sem legenda (UnSUBBED).
SyncFIX
Pacote que conserta a sincronia entre áudio e vídeo de um filme. Um SyncFIX é liberado quando não há necessidade de um proper para consertar o problema.
ASF
Advanced Streaming Format. Esta é a resposta da Microsft à Real Media e à qualquer tipo de media streaming.
Frame
A fonte básica de um filme. Um frame representa uma foto. Um filme utiliza geralmente 24 frames por segundo (dobro da quantidade de fotos necessárias passadas constantemente na sua frente para se obter noção de movimento). Imagine um desenho, onde uma moto está na direita do vídeo, ao passar os frames a moto vai se movimentando para a esquerda.
FPS
Definição de Frames per Second, ou frames por segundo. Ajuda bastante saber isso na hora de converter legendas ou procurá-las na internet.
CORB&W = Black and White = Preto e Branco
Color = Colorido
DVD5/DVD9
DVD5: É o tipo mais comum de DVD, simples-face e única camada (single-sided / single-layered), oferece aproximadamente duas horas de conteúdo. Perfeito para a maioria dos filmes. A maioria dos filmes lançados em DVD-R são DVD9 com a qualidade diminuída e normalmente sem os extras, áudios e tudo o que o grupo que lançou acha desnecessário, isso para ser possível gravar o arquivo baixado em um DVD comum de uma camada.
DVD9: Normalmente chamado de “dupla-camada reverso-espiral” (RSDL – reverse-spiral dual-layer). Ele permite que se coloque um pouco menos do que 4 horas em apenas um lado do disco, com uma breve (às vezes imperceptível) mudança de camada. Às vezes este formato também é usado para filmes com menos de duas horas, gravando-se tanto a versão “tela cheia” quanto a widescreen do mesmo lado do disco e permitindo-se a escolha da versão através do menu do DVD.
Dubbed
Significa que o arquivo não está com o áudio original, mas um dublado em outra língua indicada.
Progressive Scan e Interlaced
Progressive Scan é o nome usado para descrever uma técnica utilizada para montar o conteúdo da tela. O modo progressive monta a tela inteira em uma única passada, transmitindo e exibindo todas as linhas da tela a cada atualização. Este processo é inverso ao Interlaced (mais comum). O modo interlaced (entrelaçado), monta em cada passagem metade das linhas da tela, as linhas pares ou ímpares, formando a ilusão de uma resolução maior e transmitindo apenas metade da imagem formada.
domingo, 21 de março de 2010
ERROR - mais uma
Ja que estamos nesse assunto e nem chegou a segunda-feira ainda, vou contar mais um erro muito especial - até porque erro é a coisa mais comum do mundo, então só os especiais são dignos de nota, né? E esse é especialíssimo. Deu até inveja: quando eu errar, eu quero errar assim, com estilo!
Erro de livro 1, so que de adolescente. Muitas vezes o aluno fica meio perdido quando vai fazer o dever de casa porque não entende o enunciado e, apesar de saber a resposta, se perde na questão. O fato é, ele(a) tinha que seguir o modelo dado para treinar fazer a pergunta e produzir as respostas Yes e No.
Então você tem:
1) you - all right
sacaram??
O caso é que a figurinha pegou
'You - French': Ao invés de produzir Are you French? , etc. Mandou:
Ele(a) errou? Errou. Mas foi um charme só, não foi não? Não vou nem comentar nada, mas tirei uma foto e vou guardar para quando este(a) aluno(a) estiver mais velhinho(a) e cascudo(a)e então eu vou mostrar para darmos boas gragalhadas.
Erro de livro 1, so que de adolescente. Muitas vezes o aluno fica meio perdido quando vai fazer o dever de casa porque não entende o enunciado e, apesar de saber a resposta, se perde na questão. O fato é, ele(a) tinha que seguir o modelo dado para treinar fazer a pergunta e produzir as respostas Yes e No.
Então você tem:
1) you - all right
Are you all right?
Yes, I am.
No, I'm not.
O caso é que a figurinha pegou
'You - French': Ao invés de produzir Are you French? , etc. Mandou:
"Vous savez òu se trouve la Tour Eiffel?"
"Oui"
"Non"
Ele(a) errou? Errou. Mas foi um charme só, não foi não? Não vou nem comentar nada, mas tirei uma foto e vou guardar para quando este(a) aluno(a) estiver mais velhinho(a) e cascudo(a)e então eu vou mostrar para darmos boas gragalhadas.
sexta-feira, 19 de março de 2010
Comédia de erros
Todos temos medo ou vergonha de errar. Ao mesmo tempo, todos erramos. Sabemos que errar é humano. Então por que tanto embaraço? Se pararmos pra pensar direitinho nisso dá pra perceber que é uma grande bobagem, ne?
Quando eu começo com um aluno novo, ainda mais iniciante, ainda mais adulto, eu gosto de ir devagar, chegar aos poucos. O adulto tem muito mais vergonha e muito mais traumas pra resolver.
Aí, me chega essa menina. Menina balzaca, que nem eu, na dela, meio tímida. Eu vou devagar e sempre. Passa aula 1, aula 2 já estamos mais a vontade, chega aula 3 e estamos conversando sobre uma pessoa que ela conhece que estava tomando um remédio para emagrecer. Só que ela não lembrava direito o nome do remédio e mandou:
E qual deveria ter sido a minha reação? Uma professora polida, imagino eu, teria simplesmente fingido nao entender e, se soubesse, oferecido o nome do remédio para socorrer o aluno naquela situação difícil.
A minha reação? Eu gargalhei descontroladamente que nem uma pomba gira no cio e repeti várias vezes: KKKKKK bucetramina, KKKKKKKK. Ainda terminei com um lindo: Essa vai pro Twitter!!!KKKKK...
Enfim, rimos até chorar juntas do ocorrido e, ao final da aula, a aluna já estava à vontade o suficiente pra mandar um 'ah, vai tomar no cu' amigável.
Não acho que depois dessa a humanidade vai ficar menos insegura mas, minha aluna nova, pelo menos, já está se sentindo em casa.
Quando eu começo com um aluno novo, ainda mais iniciante, ainda mais adulto, eu gosto de ir devagar, chegar aos poucos. O adulto tem muito mais vergonha e muito mais traumas pra resolver.
Aí, me chega essa menina. Menina balzaca, que nem eu, na dela, meio tímida. Eu vou devagar e sempre. Passa aula 1, aula 2 já estamos mais a vontade, chega aula 3 e estamos conversando sobre uma pessoa que ela conhece que estava tomando um remédio para emagrecer. Só que ela não lembrava direito o nome do remédio e mandou:
Ela tava tomando BUCETRAMINA...Assim que se deu conta doque tinha dito, a aluna nova arregalou uns olhos enormes e ficou paralisada de vergonha esperando a minha reação.
E qual deveria ter sido a minha reação? Uma professora polida, imagino eu, teria simplesmente fingido nao entender e, se soubesse, oferecido o nome do remédio para socorrer o aluno naquela situação difícil.
A minha reação? Eu gargalhei descontroladamente que nem uma pomba gira no cio e repeti várias vezes: KKKKKK bucetramina, KKKKKKKK. Ainda terminei com um lindo: Essa vai pro Twitter!!!KKKKK...
Enfim, rimos até chorar juntas do ocorrido e, ao final da aula, a aluna já estava à vontade o suficiente pra mandar um 'ah, vai tomar no cu' amigável.
Não acho que depois dessa a humanidade vai ficar menos insegura mas, minha aluna nova, pelo menos, já está se sentindo em casa.
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
Prova de amor
Outro dia eu tive um papo com um amigo sobre prova de amor. Uma coisa que ele me disse que a namorada dele pedia de vez em quando. Eu disse pra ele que essas coisas eram complicadas porque eram expectativas geradas por filmes românticos e criavam nas mulheres desejos por personagens idealizados e irreais e que ele não se preocupasse muito. Ao mesmo tempo, tenho certeza que ele dá muitas provas diariamente pra namorada dele e que, às vezes, ficamos um pouco cegos pra certos gestos por estarmos acostumadas a certos carinhos.
Essa semana eu recebi um gesto lindo – e nerd, claro – de Maridex que foi tão tocante que me fez lembrar dessa estória. Antes de explicar o que é, tenho que explicar uma particularidade de Maridex que é importante para entender o contexto: Maridex é um cara calmo, tranqüilo, bacana. Menos quando falta luz. Aí ele perde o controle, xinga, reclama o tempo todo. Perde a calma, fica um horror. Todo mundo tem lá a sua particularidade. Eu também tenho várias, claro.
Bom, faltou luz nesse dia. Já era noite, aliás. O que só piora as coisas. Normal, xinga, amaldiçoa, etc. Ele procura as lanternas e eu respiro fundo. Fui até a cozinha e peguei um sorvete pra agüentar o calor opressivo. Ele olha pra mim e pergunta se eu estou com muito calor e eu confirmo, claro. Então ele some por um tempo, volta, me pergunta se eu sei aonde tem durex. Eu expliquei aonde o durex estava mas nem perguntei pra quê. Afinal de contas, eu tenho até medo de perguntar qualquer coisa quando falta luz de tão nervoso que ele fica.
Aí então ele chega com umas coisas estranhas e as lanternas (uma na cabeça, que é hilária) e começa a montar uma engenhoca. Era um cooler de computador que ele ligou numa bateria de no break pra eu não sentir tanto calor enquanto a luz não voltava. Não é a coisa mais fofa?
Tá, talvez não seja lá bonito, mas há de se admitir que o gesto é muito lindo. Essas coisas fazem meu coração virar manteiga e bater fora de ritmo. Mas tem outra coisa: isso não é suficiente pra prova de amor funcionar. E, acredite, você não precisa de habilidades nerds especiais pra prover uma boa prova de amor. Você precisa é do Elemento Nhoin.
O Elemento Nhoin
O Elemento Nhoin (EN) pode ser qualquer coisa, já que ele é bem particular de cada relacionamento. Neste caso de estudo em questão, o EN está no nervoso que eu sei que Maridex fica quando falta luz. A gente já discutiu diversas vezes quando falta luz exatamente porque ele está alterado e qualquer coisa pode se tornar um problema. Mas foi precisamente neste momento que ele colocou as minhas necessidades antes das dele. Note, eu não pedi nada a ele, eu não reclamei do calor. Ele prestou atenção em mim no momento em que eu sei que ele está totalmente perdido dentro dele mesmo e fez o que estava dentro dos recursos dele pra me fazer feliz. Isso é o que valoriza o gesto e o multiplica por milhões de coraçõezinhos sorridentes.
No entano, o EN sozinho não funciona. Para que o EN funcione da maneira correta, é preciso ainda que haja outro elemento fundamental nessa estória. A habilidade de reconhecer o gesto. O que acontece muitas vezes é a anestesia criada pela relação de longo prazo. Cuidado com isso, crianças. Pequenos gestos, carinhos, olhares não devem ser dispensados como parte do cotidiano. Afinal, já bastam todas as filas de banco, problemas no trabalho e ônibus lotados. Não podemos colocar tudo no mesmo saco. Que tal abrirmos mais os olhos pra essas pequenas belezas? O seu dia-a-dia pode, de repente, ficar mais bonito.
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