terça-feira, 26 de novembro de 2013

A invenção das redes sociais

Vamos falar rapidamente sobre tecnologia.

A tecnologia 'azeita' a forma como trabalhamos e interagimos. A tecnologia faz as coisas ficaram mais rápidas e faz com que elas se propaguem. Mas somos nós que criamos as tecnologias.

Muito se fala sobre como as redes sociais afetaram a maneira como nós interagimos e a comunicação humana. Ora, as redes sociais foram criadas para satisfazer necessidades que nós já tínhamos de comunicação/ interação / socialização.

O processo de criação de qualquer coisa parte de uma necessidade anterior. Pô seria legal ter luz à noite = vamos inventar energia elétrica e tal. Não se faz pesquisa/invenção/ criação sem que haja demanda.

Para citar um exemplo, o filme sobre o Mike Zuckemberg e a criação do Facebook mostra claramente isso. E não adianta colocar um rótulo na utilização do Facebook. Cada um usa pra uma coisa, separei uns exemplos:



a) gente que usa pra dar "bom dia", "boa noite", "vou malhar", "to comendo miojo";
b) gente que usa pra ficar olhando fotos de possíveis investidas amorosas o dia inteiro e pensando se vai ou como vai chegar naquela pessoa ou não;
c) gente que só usa para contar piada, compartilhar videos engraçados, etc;
d) gente que usa para comentar o cotidiano, seja com o objetivo de mudar o mundo ou não;
e) gente que fica bisbilhotando a vida alheia e usa como ferramenta de espionagem própria ou compartilha com o seu círculo de amizades e faz a vida da "vítima" uma novela da vida real;
f) gente que fica jogando os mais diferentes joguinhos todos iguais, cuja única habilidade que você precisa ter para jogar é saber apertar o botão do mouse para que o tempo passe e a pessoa possa escapar da vida e dos problemas.

Na verdade, o que eu vejo é as pessoas continuarem a se comportar exatamente da mesma forma que antes da internet, apenas com acesso a um "megafone mágico" que faz com que você jogue a informação sobre o que você faz no universo. Ou será que....

a) você não conhece aquela pessoa que PRECISA de atenção?
b) você não conhece aquela pessoa que fica o dia inteiro pensando em mulher/ homem?
c) você não conhece aquela pessoa que tem sempre uma piadinha nova pra contar?
d) você não conhece aquela pessoa que quer sempre falar sobre política, direitos dos animais, religião, discutir futebol....
e) você não conhece aquela pessoa que é fofoqueira e bisbilhoteira?
f) você não conhece aquela pessoa que quer fugir dos seus problemas?

Essas pessoas sempre existiram, não foram criadas pelas redes sociais. Aliás, nada é criado pelas redes sociais pelo simples motivo que as redes sociais não são um entidade pensante. Nós é que criamos as redes sociais e as usamos e modelamos de acordo como as nossas necessidades.

E é também por isso que eu não estou entendendo a calorosa discussão sobre a mais nova "rede social" (app) que é o famoso/ infame Lulu:


Para quem é devagar e ainda não sabe do que se trata, o Lulu pega a sua lista de contatos do Face e vc pode fazer comentários anônimos e dar notas sobre aquele carinha. As outras meninas que tem o lulu vão saber se o cara, tem chulé, é broxa, tem o pau pequeno, se chupa bem, etc.

E aí tem muita gente revoltada. Como o Lulu!

De novo, app não é entidade, não é bom ou mal. App não cria comportamentos.

Isso é (uma das coisas) o que as mulheres conversam no banheiro desde sempre! Quem nunca ficou com um carinha pq uma amiga falou que ele chupava bem, que atire a primeira pedra!

E aos carinhas putos com a questão:

1) Os homens fazem isso O TEMPO TODO. No banheiro, no vestiário, no futebol, no bar, no barbeiro, etc etc etc.
2) Agora que eles estão mais cientes que a coisa vai e volta, quem sabe eles liguem no dia seguinte?
3) Estamos todos cientes que existem mulheres recalcadas. Qualquer avaliação de internet deve ser lida com cuidado. Se a sua avaliação é 10, provavelmente você só foi avaliado por uma pessoa apaixonada por você. Se a sua avaliação é zero, você provavelmente deixou alguém muito puta e ela ta se vingando. É um caso a ser analisado com calma. De qualquer maneira, a mulher tem que ter em mente que ninguém é totalmente bom ou ruim. todos temos defeitos.

Minha opinião sobre o Lulu? Pena que ele ainda não tá funcionando bem no Android. Espero que saia uma atualização em breve para consertar o problema.

Nenhum comentário: