quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

50 Tons de Chiclete



Eu sinceramente não sei qual é a confusão toda... Por que as pessoas falam tanto desse livro? 
Pois eu vou falar também!

Bom, primeiro, para falar alguma coisa, a gente tem que saber do que se trata... então, sim, eu fiquei curiosa com toda a confusão e não quis ficar por fora do assunto. 

Mas, sinceramente, vou contar...foi muito divertido!!! O livro é mal escrito? É! Risivelmente mal escrito. 

Mas será que isso me faz uma pessoa melhor por entender que é mal escrito? Ou será que as pessoas que ficam só falando mal do livro para mostrarem que tem mais conhecimento que as outras? 

Afinal de contas entretenimento massificado, em qualquer forma que seja, não é uma coisa leve? (Mas é mal escrito! A heroína é uma idiota! O livro mostra a mulher como objeto, blablablala... O retrato de BDSM é soft demais! O erotismo do livro é para amadores, etc.)

Gente, sério... 



Assim vocês me envergonham... (facepalm da dona de casa para vocês)

O que o livro fez para que vocês tivessem assim tanta expectativa dele? O livro, pra mim, foi como chiclete... sem valor nutricional nenhum, faz mal para os dentes, se não tiver muito cuidado, faz mal até para o estômago, mas depois de uma refeição... é divertido e pode até ajudar a limpar os dentes ;)

A questão do erotismo é muito pessoal. Para a grande maioria das mulheres, é muito raro colocar as unhas em algo que estimule as fantasias. O mundo é cheio de coisas que são voltadas para os homens e ninguém diz nada, mas quando aparece erotismo para donas de casa, ahhhhhh... que coisa desqualificada!! 

E depois vocês se sentem super à vontade para falar de feminismo, né? Pois o que estamos julgando então? O que deve ser erótico ou não para a maioria das donas de casa? Ora, por que você não começa fazendo uma campanha "eu não compro Barbies para a minha filha", "fora Disney" ou "Aqui em casa a Xuxa não entra"? Talvez assim as gerações futuras tenham uma visão e expectativas diferentes em relação ao sexo oposto.

Enquanto isso, a gente não deve estranhar tanto assim que a figura masculina seja um príncipe rico e poderoso que exerce controle sobre a princesa, que obviamente tem que ser uma criatura inocente   para que tudo seja 'apresentado' à ela e maior de idade, para que não tenhamos problemas com a lei (então parem de falar "mas ela era virgem com 21 anos"... Aff!).

Enfim, o sucesso do livro nem é uma coisa assim sem precedentes. Quem não se lembra de Jacqueline Susann?



O livro também era um lixo! Um lixão delicioso!!! E as mulheres todas leram e se sentiram transgressoras e foi um grande sucesso de público e venda.

Parem de se comportar como se você só lessem a fina flor da literatura! Ninguém merece literatura o tempo todo também.

Quem leu teve alguém para odiar/rir/fazer facepalm, nem que seja a otária da Miss Steele; alguém para desejar, mesmo que seja o totosão control freak Sr. Grey... e as pessoas estão lendo... donas de casa, estudantes, maridos, mães... o mais importante: gente que não lia um livro há séculos!

Nesse país em que se fala tanto de Michel Teló, BBB, MC qualquer coisa, cinemarvel, a novela que estiver passando em questão, horas de facebook e msn, eu acho fantástico que algo consiga quebrar a barreira do TDAH imposto pela vida moderna e ainda faça tanta gente pegar um livro e ler. 

Eu me lembro vividamente da onda Harry Potter, em que as pessoas compravam o livro, levavam pra casa e viam o filme e estava bom demais. Será que não é bacana o fato que essas pessoas estão lendo? Será que não pode ser uma porta de entrada para outras coisas, nem que elas comecem a ler placas depois, já é alguma coisa. 

Em um país de analfabetos funcionais, acho que dos chicletes, esse nem é tão ruim assim. 

2 comentários:

Stella disse...

Su, não consigo compara Harry Potter com 50 Tons, mesmo. Mas entendi o objetivo da comparação: melhor ler isso do que ler nada. Sei lá, acho que aqueles livros de banca de jornal são mais eróticos que isso aí e tão mal escritos quanto.
Assim, te dizer, minha mãe GOSTOU do filme Crepúsculo e também achou o livro merda, a protagonista chata pra cacete... então, não pode ser só coisa da minha cabeça.
Uma amiga que é muito fã do livro me disse que provavelmente eu não gostei porque eu leio coisas "com conteúdo" e que se é isso que eu for procurar nesse livro, realmente vou achar uma bosta. Pra mim isso resume. Uma fã declaradamente disse que é um livro vazio. Não me importo que leiam, que seja, mas não posso dizer que não incomoda ver tanta gente indicando essa merda e ignorando coisas boas. :( É meio deprimente, só isso. Pelo menos é daí que vem a minha revolta, não posso falar da dos outros. rs Haters gonna hate, né?

Stella disse...

"comparar"* ¬¬