quarta-feira, 23 de maio de 2012

Dúvidas que sobraram da escola

Na escola, o professor de biologia ensinou que os seres humanos são criaturas homeotérmicas. Obedientemente, eu coloquei isso no caderno e nas avaliações subsequentes e fui aprovada por ter seguido as regras como uma boa menina.

Nunca concordei com isso. Não faz o menor sentido pra mim. É claro que eu entendo que não somos pererecas e existe uma diferenciação, mas vamos analisar a coisa com calma, porque talvez este não seja o melhor termo:


1) Se não houvesse realmente mudança na temperatura do sangue, por que a sua bunda fica fria quando você está na serra/lugar mais frio? Só a bunda de manhã? Não vai me dizer que o sangue saiu da bunda, porque senão ela estaria dormente e a circulação está perfeitamente normal.

2) Eu não sei vocês, mas quando eu estou com sono, perto de dormir, a temperatura do meu corpo sobre consideravelmente. Quando meu ex-marido me perguntava se eu queria ver algum filme antes de dormir e já tinha passado da minha hora, eu só colocava a mão dele na minha barriga ou nas minhas costas. Ele chamava de "temperatura de dormir".

3) Se a nossa temperatura é constante, por que existe choque térmico? É claro que eu entendo hipotermia, mas estou falando dos pequenos, como sair da cama de manhã ou entrar no chuveiro. Eu tenho problemas sérios com isso, de ficar toda pálida, roxa e tremendo incontrolavelmente se a água não estiver quente de manhã.

4) Febre do feno: acordar espirrando até o corpo esquentar. hã, hã? Eu sofro disso constantemente e sei que o melhor remédio é uma boa xícara de chá bem quente para esquentar o corpo. Passa na hora.

5) Febre: indiferentemente das razões que levam à febre, não há uma elevação de temperatura?

Questões como problemas de capilarização e sistema sanguíneo periférico causam mãos e pés gelados, por exemplo, isso eu não vou levar em consideração, seja por quaisquer motivos, mas eu continuo sem entender essas pequenas questões. Será que somos homeotérmicos, pero no mucho?

Até a próxima e besame mucho pra aquecer.

Um comentário:

Anônimo disse...

Conclusão: você não é mamífera.