sábado, 14 de julho de 2007

POTTER!

WARNING: Vou tentar um post spoiler-free, desde que já tenham lido o livro 5, ok? E aviso logo que comentário de fã é diferente de (pseudo-) resenha.

Eu só decidi realmente que queria mesmo ver Harry Potter e a Ordem da Fênix depois de ler os comentários no ONTD das pessoas que assistiram a pré-estreia nos EUA, que rolou esta semana também. Antes, eu ate ia ver pelo hype mas nem estava animada. Afinal, apesar de louca pelos livros eu sempre me decepcionava com os filmes.

Já que era pra ir, pegamos a melhor sessão possível. Sexta-feira (menos concorrida que a pré-estréia na terça-feira), meia-noite. Os Potter freaks mais sérios já tinham ido na terça, não tem crianças na sessão de meia-noite (adolescentes sim, criancinha não), então correu na paz do senhor (não pros funcionários do Cinemark, todos com cara de putos. Uma menina da fila perguntou se era a última sessão de Harry Potter aquela dia. A funcionária não se conteve e mandou: "Graças à Deus!").

Além das coisas boas todas, eu consegui sentar no meu lugarzinho preferido e ver o filme confortavelmente enroladinha na minha pashmina nova. Pashminas são perfeitas pra ir ao cinema, mas isso já um post novo. Vamos voltar ao filme:

As pessoas estavam falando muito bem do filme, que o diretor finalmente tinha acertado a mão e tal e confesso que eu estava realmente muito curiosa pra ver a tal menina que ia interpretar a Luna "Loonie" Lovegood (Evanna Lynch).

A coisa toda de terem escolhido uma menina normal, comum, fanzoca pra fazer o filme traz em si uma magia muito particular. E ela encarna Luna com entendimento de fã mesmo. E não é simplesmente uma menina esquisitinha com brincos de rabanete. Eu sei que todas as outras crianças eram (pelo menos a princípio desconhecidas também, mas o fato de que ela era fã e de que ela É Luna - olha bem pra ela) é algo de especial.

Eu fico imaginando a loucura que deve ser pra essas crianças cruas (mesmo os atores principais são cruzinhos se comparado aos pesos pesados que fazem as pontas nesses filmes) trabalhar ao lado de Imelda Stauton, Emma Thompson, Alan Rickman, Maggie Grace, etc.

E por falar em Ms. Stauton, ela - como sempre - brilhante. O ponto certo da vilã passive-agressive-control-freak Dolores Umbridge. Poderia sim, tem um pouco mais de "hem-hems" no filme. Mas eles estão lá sim, e muitíssimo bem representados. Eu já tinha visto várias fotos do gabinete de Umbridge durante a produção/promoção do filme, mas no cinema foi outra coisa.

Aliás, a direção de arte, fotografia e figurino estavam muito bacanas (pode chorar, Cuarón!) e eu até vou perdoar os ajulejos breguérrimos do Departamento de Mistérios no Ministério da Magia porque vestiu bem num contexto geral. Como diria Ed Wood, o cinema é feito de grandes planos! hahaha...

Eu queria mesmo era pegar o diretor (David Yates) no colo e cobrí-lo de beijos. Finalmente alguém resgatou (ou soube ler) a personagem do Dumbledore. Nada mais daquela puta velha descontrolada gritando na frente dos alunos.

Afinal de contas, como o Feiticeiro mais poderoso do mundo, aquele de quem até "Voce-Sabe-Quem" tem medo, tem que gritar pra pedir silêncio a uma turma de alunos? Ora bolas, quando Dumbledore se levanta, todos calam a boca. E é isso aí. Dumbly-dooooor, como diria Madame Olympe, seja bem-vindo de volta!


Mas isso tudo ainda estava dentro do reino do esperado. Vamos às surpresas:

Bellatrix Lestrange. Wow!
Helena Bonhan Carter é foda. Isso eu já sabia. Mas eu não entendi como ninguém até agora estava falando nisso... Falem da mulher! Ela merece! Ela é maravilhosa e eu não consigo imaginar outra bruxa-má-louca-desvairada quem nem ela.


Lord Voldemort (Ou aquele-que-não-deve-ser-mencionado ou você-sabe-quem)
Finalmente Ralph Fiennes (hot hot hot) pôde mostrar a que veio. No filme quatro, o vilão ainda estava em uma forma muito embrionária, retornando ao seu corpo e não tinha muita expressão ainda. Agora, já dá pra entender como vai ser maravilhoso o próximo. E, desconfio, teremos um vilão VILÃO.

E Gary Oldman. Cara, não vou falar nada. Ele é maravilhoso. Vou dizer que eu chorei e muito. Chorei em outras partes do filmes também. Mas nem vale muito como comparação porque eu sou mega chorona mesmo.

Enfim, de resto: Eu amei o filme. Maridex nem tanto. Ele se sente traído porque faltou isso ou aquilo. Não teve muitas coisas (duhvs, claro que não, o livro tem 766 páginas) mas eu acho que os cortes - ou pequenas adaptações foram necessárias para transformar a coisa em filme. E num filme que funciona muito bem.

Agora, me resta esperar dia 21. Eu to doida pra chegar logo. Ao mesmo tempo, pensar que é o último livro e que vai tudo acabar... dá um aperto no coração. Já falei pra Maridex que o livro so vai chegar pra ele dia 23 ou até 24, dependendo do tamanho. Então, nesses dias, não se preocupem quando eu sumir. Eu to viva, deitadinha na rede, levantando só pa comer e ir ao banheiro. E ai de quem me interromper!

♫ - Tema de Harry Potter.

Nenhum comentário: