segunda-feira, 9 de abril de 2012

Alerta de Filmaço!


"Precisamos falar sobre o Kevin" (We Need to Talk About Kevin, 2011) é um daqueles filmes assustadores de verdade porque a porrada não vem de algo sobrenatural, mas perfeitamente plausível e realmente é algo que poderia acontecer com você.

A estória é contada em flashback com muitos momentos que criam um certo suspense, mas, mesmo quando você já entendeu do que se trata o enredo em si, te prende na beira da cadeira porque a plateia não quer perder um segundo do que vem em seguida. Não é um filme para quem sonha com pôneis cor de rosa e princesas no castelo.

Uma das coisas mais sensacionais do filme é a discussão que se abre sobre o mal, o amor e a responsabilidade. Raro se ver uma criança malvada que não seja possuída ou o próprio anti-cristo. Crianças são sempre boas na tela. Adolescentes até podem ser irresponsáveis e fazer besteira, mas mexer com criança não é para qualquer um. Precisa de muita coragem, você já sabe que o seu filme vai ser para poucos.

Com a avalanche de filmes indie e indie-like todos lavados, todos meio parecidos, desde a explosão nos anos 90, é bom ver um filme porrada que tem mais usos semióticos e linguagem cinematográfica mais desenvolvida.

Com Tilda Swinton MARAVILHOSA no papel central e "Mr. Celophane" John C. Riley num papel menor, como costumam colocar ele pra fazer, tadinho. Tão bom ator....enfim.... Os meninos escolhidos para fazer o Kevin são todos ótimos e a transição de idade é quase imperceptível. O cast está impecável.

O uso da fotografia e do espaço é surpreendente e assustador. Os enquadramentos vão contando uma estória paralela e colocam a linha do tempo da estória nos eixos.

Acho que o filme ainda está em cartaz. No cinema, imagino que se sinta algo como um pós-Kubrick, em que você fica sem conseguir falar um tempo só ruminando o que se passou, saca? Se não viu ainda, fica a dica.

Um comentário:

daniel disse...

vlw a dica , tentarei ver.

bju linda