sábado, 21 de abril de 2012

Pequeno prazer ou Venti?

Cada vez mais post no FB sobre café. Eu amo, eu não vivo sem, tá na hora de, etc. O café está cada vez mais na boca do povo, ainda mais agora, com tantos produtos e inovações.

Para quem gosta de expresso, a Nespresso e suas concorrentes, se é que chegam a esse ponto, são uma loucura. Nesses casos o bom é se informar sobre a pressão da cafeteira. 15, 20 bar, etc. Eu particularmente, tenho um caso de amor com a minha prensa francesa. Anda existe o italiano, o moído na hora, os grãos das mais diversas origens e adições de sabor como baunilha, avelã, etc.

Existe todo tipo de receita para fazer uma café especial, porém, o que faz um café ruim? O básico, que a vó faz para receber visitas? Muita gente não entende mais que o cafezinho mais básico pode ser absolutamente prazeroso. Acham que o segredo do sabor foi trazido junto os bares de café e seus frapuccinos. Ledo engano: os maiores segredos de se manter um café digno de elogios estão nas coisas simples.

Primeiro, escolha um café de qualidade. Não adianta nada fazer café, se metade é serragem. Sim, no nosso país, infelizmente, ainda temos que nos preocupar com isso. Isso exige alguma pesquisa e, quando achar a marca que você confie, continue com ela. O preço, infelizmente não pode se o padrão na hora da compra. Muita gente se baseia no tal do selo "ABIC". Sinceramente, quando me provarem que isto não é mais um cartel de café disfarçado, eu acredito. Até lá, meu paladar é meu guia.

Outra coisa muito importante é a questão da higiene. Incrível o número de pessoas que eu conheço que não lavam a cafeteira ou garrafa térmica depois de cada uso com água fervente/ na lava louças. Isso é fundamental para manter o sabor do café sempre fresco pois o sabor de um café envelhecido fica impregnado o recipiente usado e foi uma das primeiras coisas que eu aprendi sobre café. Não deixe o café ficar velho na cafeteira e lave usando água fervendo.

Mais tarde, tomando café nada casa dos outros, eu pude ouvir comentários sobre o sabor horrível do café e sabia exatamente qual era o problema. No entanto, casa dos outros e café dos outros são assuntos delicados e  não se deve comentar.

Então fica a dica: com açúcar, adoçante ou puro. A qualidade do pó e a limpeza do recipiente são fundamentais para um bom café. A frescura que te agradar, aí já é opcional.

2 comentários:

D. Strudel disse...

Acabo de passar um café, vem pra cá beber comigo!

Unknown disse...

Seu café é sempre bem-vindo, querida